Fazer música ou comprar tudo empacotado?

Um diálogo ontem me incitou a escrever esse post sobre os inúmeros meios de se ouvir música e o fim da musicalização nas famílias.

Pense bem: 3 gerações atrás não havia aparelhos de som, muito menos AirPods, Spotify e mídias que nos entregam qualquer música instantaneamente.

O que as pessoas faziam?

MÚSICA!



Se apreciavam música, as pessoas tinham que aprender a tocar instrumentos, caso contrário ficariam em silêncio (ok, cantar vale)...

É por isso que nas famílias de classe média prá cima sempre tinha um pianozinho na casa, um acordeon ou mesmo uma flauta ou violão.

E nas famílias de classe baixa havia cavaquinho, bandolin, pandeiro ou bumbo, para fazer música também. Até caixinha de fósforo (hoje banida?) era uma super percussão para acompanhar voz & violão.

E o que significa fazer música?

Significa não comprar empacotado, não se limitar ao que te é oferecido enlatado por mídias por aí. Significa portanto ouvir um tanto de música e barulho e fazer o próprio, elaborado sobre a diversidade de sons e experiências que cada um consegue ter quando abre-se para apreciar música...

E não há como não fazer analogias.

No momento em que você adora música e deseja ouvi-la, sem todos os gadgets disponíveis, você precisará aprender a tocar um instrumento. Isso te gerará incentivo e enormes alegrias, mas haverá momentos de frustração, pois a técnica e a prática são as únicas maneiras de alguém produzir alguma música apreciável por si mesmo e, muito mais desafiador, pelos outros fora do seu círculo elogioso fechado.

No início, produzir a própria música é difícil, mas a alegria em vencer etapas e focar nas passagens mais bonitas, segundo o próprio ouvido e preferências, não será superado por nada que já venha enlatado ou pronto.

A mesma coisa ocorre com as idéias...

Imagine só se a gente abandona a própria capacidade de elaborar nossa própria música de idéias, absorvendo apenas o que já vem elaborado e enlatado, mesmo que por gente que a gente imagine seja o Mozart ou Beethoven, Queen ou Adoniran das idéias... Soam até bem, parecem boas, mas onde ficará o prazer em elaborar suas próprias idéias?

Enfim... temos dons e a capacidade criativa. 

Jamais deveríamos abrir mão ou perder isso de vista.



 


Mais lidos

Manipule e influencie os jovens: eles poderão ajudar no esforço destrutivo de amanhã

A democracia-ditadura: o poder sem representação

Falácias da Falsa Dicotomia: insistente

Canadá: a incompetência de quem nunca produziu nada comandando a economia

Com ou sem máscara?

Ditadura do Judiciário exposta: Congresso Norte-Americano