Política, futebol e negócios

Você não começa uma reunião de negócios em Minas Gerais falando como um dos times locais jogou mal, etc., não é mesmo? A probabilidade de ofender alguém à mesa - geralmente de quem você precisa para firmar um negócio, ser contratado, vender bens ou serviços, etc. - é grande. Seria burrice travar tal diálogo, que poderia azedar o ambiente e te dar prejuízo (ou a seu cliente). Já vi muito estrangeiro fazendo gracinha sobre a matéria, achando que abordando a paixão brasileira, logo de partida, poderia estar criando alguma intimidade (consta na maioria dos livros "Doing Business in Brazil"). Para clientes meus eu sempre sugiro: deixe costumes locais que você não conhece absolutamente fora da pauta na mesa de negociação e se houver um Happy Hour, então fique à vontade para dizer: não conheço nada de futebol, mas ouvi dizer que as disputas locais são ótimas e dão muita conversa... Paixão por futebol é pura emoção e não contém nenhuma racionalidade. Ela advém da necessidade da...