Inércia e mimetismo

Pesquisa da CNI divulgada hoje diz que Dilma cresceu em aprovação de seu governo. De 31 ela subiu para 37%.

Silêncio.... profundo silêncio...

Que me desculpem meus amigos políticos, líderes partidários, formadores de opinião, candidatos, etc.

Minha conclusão é uma só: a oposição não soube aproveitar praticamente NADA do que ocorreu em junho.

Já o PT e o governo... foram mestres. Inverteram a pauta, foram à TV, usaram todos os meios legais e ilegais para fazer campanha e o resultado já se vê.

A economia está podre, mas não é refletida na pesquisa, pois no curto prazo, a sensação é de que está tudo lindo, como já mencionei. Empresários, industriais, a turma da iniciativa privada, todos sabem a complicação em que se enfia o país.

As relações internacionais estão péssimas, o Brasil piora as contas externas, briga com os EUA sobre um assunto menor, insiste na agenda multilateral, ao invés dos acordos bilaterais que o Mercosul dificulta fazer, se alinha com Cuba e seus agentes ideológicos travestidos de médicos, etc. Caramba, é muita coisa errada sendo feita em Brasília.

Institucionalmente, o governo está dando uma banana para as leis, para as instituições (CADE, STF, agências reguladores aparelhadas, etc.), mas os efeitos são de longo prazo e atualmente a coisa funciona na inércia, mal, mas vai indo...

E no final, o mimetismo funciona: todo mundo faz cara de inteligente, de paisagem, não é com ele... e o silêncio se impõe.

O poder constituído vence, o status quo político vence, e mais uma vez, a oposição recebe um recado espirrado em sua cara de que a incompetência não tem limite.

Desculpem. Não sou político. Minhas colocações não visam ser político. Não quero angariar eleitores. Quero apenas contribuir à reflexão para uma atuação MAIS EFETIVA.

Do jeito que a coisa anda... o certo marasmo... aceitação da inércia... continuidade do estado das coisas, parece que apenas haverá uma dança de cadeiras para, no final, nada mudar. Mais as coisas mudam, mas parecem iguais, já diziam politólogos desde a Revolução Francesa...

Acorda, oposição!

O diagnóstico está feito!

Tem algo muito errado nas ações políticas. Chega de mimetismo. Há que ser original. Há que agir diferentemente.

Caso contrário, Lula e Dilma terão direito a mais um passeio no Brasil.

Esmagam valores, esmagam classes profissionais, queimam a Constituição e a ordem social, impõem sua própria agenda, compram todo mundo (vejam o caso da Prefeita de Fortaleza... se informem sobre isso... que teve oferecido pelo governo, para manter-se no PT, vários cargos hiper-bem remunerados... um absurdo... com nosso dinheiro)... e a lista vai.

Será que a oposição, na figura do principal jogador atual, o PSDB, querido partido do qual não sou filiado, mas que tanto proporcionou mudanças positivas dentro e fora do país, que tem um passado admirável de conquistas e contribuições, não percebe que mimetizar a política tradicional não emociona eleitor?

As ruas em junho foram uma aula de política popular. As redes sociais indicaram o caminho. Espernear não basta, a fase dois demanda voz, propostas, mais que discurso, ação.

O que se seguiu foi uma aula de política por parte do PT. Que deu a volta por cima, como números demonstram, mesmo envolto em falcatruas e sendo um fracasso de gestão.

E o que se seguiu foi uma aula de incompetência da oposição, que espera primeiro montar a base, para depois falar. Perde o MOMENTO, perde a HORA, espera demais o alinhamento dos astros para gritar, em todos os meios possíveis e admitidos, para denunciar o governo atual.

Será que ir prá guerra elegantemente, de luvas, como a oposição tem feito, lhes garantirá a vitória?

Sou oposição.

Quero ver o PT desapeado, expulso da política, massacrado, execrado, que suas entranhas sejam abertas para a população entender o que vêm fazendo.

Mas não. Nada disso está acontecendo. Minha voz se une à de vários, mas não vemos a ação.

Temos representantes, mas muitas vezes duvido estarem à altura da tarefa.

Chega de política de palanque. Chega de carpete e ar condicionado.

Pessoal, a luta precisa iniciar. Leiam as cartilhas do PT, aprendam com eles, mimetizem isso, o que fazem, pois só assim, usando as armas do inimigo, que dá prá ganhar o jogo.

Eles vêm com bazucas e a gente continua atirando flechas...

Mais lidos

Mentiras de Estado

Com ou sem máscara?

Ditadura do Judiciário exposta: Congresso Norte-Americano

A democracia-ditadura: o poder sem representação

Manipule e influencie os jovens: eles poderão ajudar no esforço destrutivo de amanhã

Um texto magistral para a magistratura brasileira