Mais da mesma farsa... Mercosul na ONU contra os EUA

Estou ficando fã do Paraguai.

Esse é um país que está sabendo se reinventar. Espero que receba incentivos adequados de nações livres, especialmente os EUA, para afastar-se da gozação chamada Mercosul.

Em 2001 escrevi um longo artigo técnico sobre a inviabilidade do Mercosul. Tive a oportunidade de apresentar o trabalho na França, a convite do Governo Francês, no âmbito da Semana do Brasil na França. Fui inclusive questionado no evento por Ricardo Seitenfus, grande internacionalista brasileiro por quem tenho profundo apreço e admiração, quando da apresentação. Ele parecia, naquele momento, discordar de minha convicção de que esse bloco apenas travava o comércio extra-bloco, ao retirar dos países sua capacidade de fazer acordos sem anuência dos membros , por unanimidade. Eu apontava os itens inviabilizadores da tão-sonhada convergência e que o Tratado de Assunção servia apenas a poucas empresas, sem identidade de fundo, que precisa ser forjada pela cultura e educação, não pela adoração ideológica.

Enfim, naquela época, 10 anos após a criação do bloco, quem quisesse veria que estava fadado ao fracasso. E olha que era época de FHC, um governo bem mais esclarecido que os entrevados de hoje... A FIAT gostou do Mercosul, bem como outras grandes empresas. Há benefícios intra-bloco, sem sombra de dúvida, mas o custo parece não valer a pena, sendo necessária uma reforma absoluta ou seu fim.

Suspenso (para mim, expulso) pelo Brasil para admitir a entrada ilegal da Venezuela, quando houve o retorno à paz constitucional (que parte da mídia brasileira, a mando do Planalto e alguns acadêmicos birutas chamaram de golpe), o Paraguai se destaca por impedir que o Foro de São Paulo se aposse de sua nação. Coisa que no Brasil já aconteceu.

Abro parêntesis para lembrar que o mesmo ocorreu em Honduras, e o governo petista amparou o forista de SP em nossa embaixada por meses, até jogar a toalha e entender que haverá resistências em impor seu modelo ideológico.

Caro leitor, compartilhe comigo então essa leitura. Que teatrinho tétrico!

E ainda tem um da delegação que disse que o Secretário Geral da ONU ficou indignado... será que Moon confirma?

É um deboche. Eu, você, brasileiros, estamos sendo ridicularizados o tempo todo...

O Brasil, no Mercosul e na Unasul (esta criada por Chaves para formalizar a existência do Foro de São Paulo, pois são superpostos, só que a Unasul tem objetivos bélicos), está liderando a frente anti-americana (podem dizer o que queiram, que tem nuances, gradações, etc... tudo papo prá boi dormir) no seio latino-americano.

E com sucesso.

Obama é fraco, ou pelo menos quer que seja visto assim, moderado e incapaz de atos mais radicais, como seu antecessor, cowboy, gostava de fazer.

A mensagem percebida é que o PT e seus comparsas da quadrilha em outras nações, que estão usurpando riquezas nacionais, desviando-se das Constituições que prometeram e juraram cumprir, podem ficar à vontade.

Mais ou menos como a mensagem ao Irã, de que não se mexerá com ele, já que a guerra no Iraque e no Afeganistão desgastou os EUA na opinião pública mundial e isso serviu de plataforma eleitoral dos Democratas.

Enfim, desejo um bom final da semana ao leitor, confiando que esses atos anti-brasileiros da nossa chancelaria servirão ainda mais para mobilizar-nos, brasileiros esclarecidos, para que garantamos que em 2015 essa corja seja desalojada de Brasília.

Ninguém falou que será fácil...

Mais lidos

Shangri-La

Pertencimento e crítica

Metacognição e assuntos de estado

Um vírus sobretudo urbano não admite respostas rurais

Pior que bomba atômica: o dia em que a terra parou

Trump e bazófias dos governantes canadenses