Base ruindo - desgoverno de direito?

De fato, o Brasil já tem um desgoverno há muito tempo. Quando houve um apagão em SP, há 2 anos, estava claro que a gerentona não sabia o que estava fazendo.

Agora, depois do levante das ruas, do desatamento dos nós que mantinham as oposições caladas, constata-se, como nessa reportagem, que o governo petista encontra-se numa grande enrascada.

É o desgoverno de direito, ou seja, formalmente a base ruindo.

Resta saber se vão buscar um realinhamento de forças para tentar ganhar no segundo turno do ano que vem, ou se insistirão no projeto de poder comprado, seja com emendas para amigos, seja detonando inimigos (como o recente anúncio do Metrô de SP, onde Dilma disse que SP não tem algo descente), seja botando a mão mesmo na cumbuca.

O esforço da Presidente está sendo grande, pois não soltará o osso tão fácil, quanto essa reportagem demonstra.

De tudo isso, uma coisa é certa.

O tabuleiro está se mexendo rápido. Novas alianças se forjam, o loteamento do poder se refaz, repromete, com diversos cenários adiante, mas fundamentalmente parece se desenlaçar em 3 rumos apenas: Dilma-PT, Aécio e Eduardo Campos.

Pode ser que Marina Silva faça barulho, mas sua popularidade e a falta de partido não garantem que vingue. Ao menos é isso que tenho lido e ouvido.

Isso significa que a maior diferença virá com Aécio, já que EC está no meio do caminho. Ambos são extremamente hábeis politicamente, a despeito de grandes divisões dentro de seus próprios partidos.

A batalha está se iniciando, e vai ser um desafio não apenas derrotar o modelo petista, mas implementar um novo modelo, considerando o aparelhamento que vêm fazendo, descaradamente...


Mais lidos

Mentiras de Estado

Com ou sem máscara?

Ditadura do Judiciário exposta: Congresso Norte-Americano

A democracia-ditadura: o poder sem representação

Manipule e influencie os jovens: eles poderão ajudar no esforço destrutivo de amanhã

Um texto magistral para a magistratura brasileira