Compartilhando o conhecimento, em busca da verdade

Quanto mais uma pessoa pesquisa e estuda, mais toma consciência da própria limitação em reunir dados completos visando avaliar adequadamente a realidade atual ou histórica.

Gosto muito de obras de um autor que, para mim, reúne rigor investigativo e escrita fácil.

Como alguns de meus leitores, dentre aqueles situados nos quatro cantos do mundo, estão no Brasil, onde o mês de janeiro é sinônimo de férias, sugiro conhecerem a obra do Adam Lebor. Não o conheço pessoalmente, mas ele tem obras de não-ficção e de ficção excelentes. Confesso ter lido apenas as de não-ficção, que tem ajudado em minhas pesquisas, sobretudo a Torre de Basel, que examina com maestria as origens do controle monetário mundial emanado dos centros de poder.

Aqueles que não conhecem minha pesquisa (tento deixar minha ciência de lado nesse blog que visa abordar assuntos mundanos de forma razoavelmente superficial) informo tratar-se do estudo da regulação financeira comparada.

Há mais de 30 anos tento identificar efeitos jurídicos, econômicos, sociológicos e políticos causados por transplantes legais, aqueles em que uma regra feita por um país ou comunidade de países (ou mesmo organizações, tipo OCDE) é importada (adaptada ou não) a um país diferente (geralmente um país débil ou saído de um conflito ou desorganizado em busca de maior coerência e melhor governança).






Mais lidos

Mentiras de Estado

Com ou sem máscara?

Ditadura do Judiciário exposta: Congresso Norte-Americano

A democracia-ditadura: o poder sem representação

Manipule e influencie os jovens: eles poderão ajudar no esforço destrutivo de amanhã

Um texto magistral para a magistratura brasileira